quinta-feira, 24 de maio de 2012

O que significa ser realmente flexível?





Ser fisicamente flexível significa aproveitar ao máximo a mobilidade dos músculos e articulações, que perdem a elasticidade com o tempo.Exercícios regulares de alongamentos ajudam a atrasar ou até mesmo a diminuir o ritmo desse processo.

Em primeiro lugar precisamos avaliar todas as nossas necessidades físicas e fazer uma análise do nosso corpo, com certeza o alongamento é necessário tanto para quem fica sentado o dia todo trabalhando quanto para quem tem uma vida esportiva ativa.
A musculatura do indivíduo que passa o dia todo trabalhando sentado em frente ao computador se torna encurtada nos músculos flexores dos quadris, enquanto extende toda musculatura posterior,fazendo a espinha dorsal se curvar para frente e causando na maioria das vezes dores e desvios posturais.

Em alguns casos a musculatura que consegue ser alongada mais que o necessário, ou seja, que passa da necessidade de alongar acaba tendo alguma articulação hipermóvel o que não é vantagem para essa musculatura, pois a partir do momento que ela se alonga além do limites normais pode ser prejudicial para ligamentos, tendões e ate mesmo nervos que circundam tal articulação.As mulheres tem uma probabilidadde natural de serem mais hipermóveis do que os homens.

A melhor maneira de melhorar a flexibilidade é tornar o alongamento parte da sua rotina, principalmente depois das suas sessões de treinamento, pois com a musculatura oxigenada e aquecida se torna menos dolorido, mais eficiente e com menos riscos de lesões.

Trabalhar a flexibilidade antes dos exercícios é importante, mas não é essencial.O ideal é um aquecimento lento e progressivo, pois estimula a circulação sanguínea da parte exigida, preparando assim as suas articulações.




Parabéns a todos os clientes e amigos que completaram os 10km da Tribuna Fm neste último domingo (20/05/12).
O Thiago Arias Personal Studio agradece aos apoiadores Gotissô, Espaço lótus e Bravo Pizzas!