domingo, 24 de julho de 2011

Cuidados ao utilizar adoçantes


De tempos em tempos os adoçantes voltam aos noticiários. Os adoçantes dietéticos são, em sua maioria, compostos a partir de substâncias não calóricas, naturais ou sintéticas, conhecidas como edulcorantes e que são responsáveis pelo por conferir o sabor adocicado. Cada vez mais esses produtos ganham adeptos, mas para sabermos como utilizá-los corretamente sem prejudicar nossa saúde é melhor esclarecermos as diferenças entre eles. Os principais adoçantes são:

- SACARINA: Foi a primeira substância adoçante a ser descoberta, em 1878. Possui poder adoçante 200 vezes maior que a sacarose (açúcar branco). Estável em altas temperaturas sem perder a capacidade adoçante, é muito utilizada em combinação com outras substâncias. Isento de valor calórico.

- CICLAMATO: Foi descoberto em 1939 e continua sendo bastante utilizado pelas indústrias alimentícias até os dias de hoje. É 40 vezes mais doce que a sacarose, mas pode apresentar um leve gosto residual. Suporta altas temperaturas e meios ácidos sem perder o poder de doçura. Também apresenta 0 kcal/g.

- ASPARTAME: Descoberto em 1954. Possui sabor agradável e semelhante ao açúcar branco, no entanto, tem potencial adoçante 200 vezes maior, sendo utilizado em pequenas quantidades. Perde sua eficiência em altas temperaturas e quando armazenado por muito tempo. É muito utilizado no setor alimentício, principalmente nos refrigerantes diet. Possui 4 Kcal/g.

- ACESULFAME-K: Criado em 1960, este adoçante possui a maior resistência a diferentes temperaturas e adoça 200 vezes mais que a sacarose. Não é calórico nem apresenta sabor residual, entretanto, apresenta pequenas quantidades de potássio e deve ser utilizado com cuidado por pacientes com insuficiência renal crônica.

- STÉVIA: Originária da fronteira do Brasil com o Paraguai foi descoberta em 1905 e é extraída a partir do steviosídeo, um edulcorante vegetal com poder adoçante 300 vezes maior que a sacarose. Tem estabilidade em altas temperaturas e não apresenta contra-indicações.

- SUCRALOSE: Descoberta em 1976, a sucralose é um edulcorante artificial não calórico que adoça 600 vezes mais que a sacarose. Possui taxa total de excreção de 92,7% em 13 horas pelo organismo. No Brasil o uso de sucralose em produtos alimentícios está aprovado desde 1995.

Nutricionista Roberta Tejada Soriano

CRN3 15415

Com que tênis eu vou?


Hoje quando pensamos em adquirir um tênis de pensamos em vários fatores: na marca, pois sabemos que existem marcas que se especializam somente em fabricar tênis para determinados tipos de esportes, no sistema de amortecimento e para que função foi fabricado determinado tênis. Se foi fabricado para running, caminhada, tênis, musculação ou simplesmente casual e muitas vezes escolhemos o tênis nos baseando na beleza e nas cores, ou seja, na moda.

Mas um fator muito importante é deixado de lado na hora de se adquirir um tênis que é o tênis próprio a cada pessoa e tipo de pisada.Mas como eu vou saber o meu tipo de pisada e que tênis comprar?

Não é nenhum bicho de 7 cabeças,mas é necessário cuidados na escolha.É necessário fazer um teste de pisada,muitas lojas especializadas em tênis, principalmente de corridas oferecem esse recurso, existem tambem um tapete eletronico onde através de um software os especialistas monitaram a pisada atraves de eletrodos e conseguem descrever qual o tipo de pisada .Uma outra maneira simples,prática e caseira é molhar o pé com tinta guache e pisar em uma folha de sulfite, como se fosse carimbar a digital em uma folha, mas dessa vez com os pés.
Através deste teste simples podemos avaliar se possuimos a pisada pronada,supinada ou neutra.

Na pisada neutra podemos notar que a marca da planta do pé é simétrica tanto na parte do arco do pé quanto na zona de fora.
Na pisada pronada percebe-se que pela marca deixada no papel o arco do pé é bem baixo, ou seja, quando alguém tem o pé chato.Quem possui este tipo de pisada apoia na parte de fora do calcanhar e o pé inclina demais pra dentro.
Na pisada supinada se for analisar a pegada no papel percebe-se que haverá marca somente do calcanhar e da região dos dedos do pé.

Em pessoas com sobrepeso devemos levar em consideração a utilização de amortecedor em qualquer tênis, levando-se em conta que a cada passada dada o impacto sobre músculos e articulação pode variar de 1,5 a 5 vezes o nosso peso corporal.

Agora é só escolher o modelo e marca de tênis de sua preferência e praticar seu esporte favorito.

Thiago Arias