sexta-feira, 20 de maio de 2011

Alimentação Saudável


Muito se fala atualmente sobre Alimentação Saudável, mas afinal, como deve ser uma alimentação equilibrada e saudável?

Em primeiro lugar, devemos avaliar para qual grupo de pessoas (crianças, adultos, idosos, gestantes) será indicada a dieta e conforme o sexo, peso, altura e nível de atividade física prescrevemos o número de porções conforme a Pirâmide de Alimentos.

Uma alimentação saudável é um ingrediente essencial para a promoção da saúde e a redução do risco de doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares, etc.

Tal alimentação deve conter os macro e micronutrientes essenciais ao organismo. Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e lipídios. Já os micronutrientes são as vitaminas e sais minerais.

Os carboidratos são a maior fonte de energia ao organismo e fornecem 4kcal/g. Estão representados pelo arroz, pães, massas, batata, etc. Devem representar 55 a 60% no consumo diário de alimentos.

As proteínas são alimentos construtores e são responsáveis, entre diversas funções, pela formação de hormônios e enzimas. São alimentos protéicos: carnes, leites, ovos, queijos, feijões, etc. Também fornecem 4kcal/g e devem representar 12 a 15% no consumo diário de alimentos.

Os lipídios possuem maior valor calórico que os outros macronutrientes (9kcal/g), mas também são essenciais ao bom funcionamento do organismo e possuem papel importante no transporte de vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K). São encontrados nos óleos e gorduras e devem corresponder de 25 a 30% no consumo diário de alimentos.

As vitaminas e sais minerais são nutrientes necessários ao organismo para o bom funcionamento de processos fisiológicos do corpo. Devem estar presentes na alimentação diariamente através do consumo de frutas, verduras e legumes.

Consulte sempre um nutricionista para saber exatamente suas necessidades calóricas e quais recomendações dietéticas são adequadas para o seu organismo.

Nutricionista Roberta Tejada Soriano

CRN3 15415

segunda-feira, 16 de maio de 2011

I Curso de introdução e iniciação a canoagem havaiana


No dia 07/05/2011 foi realizado na Faculdade de Educação Física de Santos (Unimes - Fefis) o I Curso de introdução e iniciação a Canoagem havaiana.

O curso foi destinado aos alunos que estivessem interessados a trabalhar neste ramo e ter um diferencial na profissão, devido a canoa havaiana ser um esporte relativamente novo no Brasil com somente 1 década de existência e nossa cidade e muitas outras que possuam represas e lagos possam proporcionar condições climáticas favoráveis a prática da modalidade.

O curso foi dividido em 2 partes: Aulas teóricas e aulas práticas.
Com o apoio e ajuda do Prof.Alexandre Machado, que vale salientar que é um dos grandes incentivadores dos esportes Outdoor em nossa cidade, da fábrica de canoas e caiaques Evolution e do grande amigo, veterinário e remador Celso Filletti conseguimos realizar o curso com sucesso.

Na parte teórica que foi realizada em sala de aula consegui transmitir a história da canoagem havaiana e como chegou ao Brasil.A parte técnica tambem foi citada como a função de cada parte da canoa, nomenclatura, técnicas de remada, tipos de remo e tipos de canoa.
Na segunda parte da aula o Prof. Alexandre Machado falou sobre a parte de gestão e como o profissional da área poderia trabalhar com a canoagem.

Na parte prática que foi realizada na praia os alunos puderam ter a experiência de remar com vários tipos de canoas e ter na prática a sensação do que é trabalhar com isso de forma fácil e objetiva.

Em breve haverá outro curso sobre canoagem havaiana.
Aguardem...

Thiago Arias