sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Como escolher o meu personal trainer?


Estive analisando tempos atrás o quanto as coisas evoluiram de uns anos pra cá e na minha opinião existem três seguimentos que decolaram na última década.


Uma delas foi o ramo de telefonia celular, lembro que o primeiro celular era um "tijolo" e a linha custava uma fortuna se compararmos aos tempos de hoje, existe ate relógio que vira celular, acesso a internet, envio de e-mail, televisão e máquina fotográfica.

Outro ramo que deslanchou foi o da informática onde hoje temos muito mais acessibilidade em relação aos notebooks, acesso a internet, globalização de comunicação onde podemos falar com quem quisermos e em qualquer lugar do mundo bastando apertar o "enter".


E na minha opinião o ramo da saúde tambem vem crescendo de forma proporcional e competente.

Ja nos paramos pra pensar quantas clinicas de fisioterapias, studios de personal, academias, clinicas de estética, centros médicos são construidos por ano em todo Brasil?


Hoje quando assistimos televisão em qualquer vinheta de comercial existem produtos ou aparelhos para emagrecer, quase toda sexta feira a Globo aborda temas e assuntos ligados a isso, em qualquer roda de amigos sempre surge o assunto sobre calorias, exercícios ou dietas.

Isso de certa forma é muito positivo, pois podemos concluir que as pessoas estão se preocupando mais com sua saúde, bem estar e físico e principalmente se conscientizando de que precisam fazer atividades físicas para se manter saudável.

Mas como tudo na vida quando se tem uma procura maior ou um ênfase em determinado assunto aparecem bons profissionais e maus profissionais.


O Personal Trainer será aquele profissional que irá ajudá-lo a atingir o objetivo de forma saudável e segura.Mas como faço pra escolher o meu treinador pessoal?

Em primeiro lugar ele deve ser formado na Faculdade de Educação Física, não pode ser estagiário ou estar se formando, ele precisa ser um profissional formado.

É necessário que o seu Personal Trainer saiba seu estado de saúde atraves de atestado médico e alguns exames periódicos como exame ergométrico.

Procure saber se ele possui algum curso extra em sua área como Pós graduação e cursos de extensão


Como o próprio nome ja diz o Personal Trainer vai personalizar o seu treinamento para atingir o objetivo, portanto ele vai buscar métodos e treinamentos mais adequados para cada cliente.Podendo usar a musculação, o pilates, yoga, natação, exercícios funcionais, alongamento, seções de relaxamento e outras inumeras atividades para se chegar a um resultado.

Muitas pessoas possuem algum tipo de lesão em articulações, problemas de coluna, hipertensão, diabetes, probemas cardíacos e não sabem qual atividade física é necessária ou quanto em intesidade podem estar realizando e o treinamento de cada cliente deve ser voltado as suas limitações e objetivos.


Claro que existem clientes que chegam ate nós querendo perder 10 kilos em 1 mês, mas é tarefa do Personal Trainer criar a conscientização da perda de peso saudavel atraves de exercicios e de consultas ao Nutricionista, costumo dizer que prefiro pecar pela falta do que pelo excesso, as vezes é melhor irmos mais devagar, mas alcançando o resultado esperado do que forçar uma situação que lá na frente podemos ter algum tipo de problema.


Portanto a escolha do seu Personal Trainer precisa ser rigorosa, pois hoje no mercado existe para todos os gostos e bolsos, mas as vezes o barato sai caro.

Exiga profissionais competentes e de compromisso.


Abraços


Thiago Arias