quarta-feira, 26 de maio de 2010

Clinica de Canoagem havaiana - faculdade de Educação Fisica de Santos


Aconteceu neste sábado (22/05/10) na Faculdade de Educação Física de Santos - Fefis/Unimes o terceiro encontro de aprimoramento técnico e ação solidária promovida pelo professor Alexandre Machado onde foi exposto e discutido o papel do profissional de Ed. física na gestão empresarial e trabalhos multidisciplinares.

No período da manhã foi feita a palestra para 130 alunos de vários cursos da Universidade, onde a inscrição foi 1kg de alimento e durante a palestra os alunos faziam as inscrições para participarem da clínica de canoagem e corrida na praia que foi realizada no período da tarde.
Fui convidado para ministrar a clínica de canoagem havaiana na praia, onde conseguimos trabalhar com uma oc6, 4 oc1 e 2 oc2.

Comecei explicando a historia e cultura da canoa havaiana e como chegou ao Brasil, a nomenclatura das partes da canoa, tipos de remos, técnica de remada e qual o papel do profissional de Ed.fisica e as tendencias de mercado em torno deste esporte.
O resultado foi positivo e muito bom para o esporte, pois possibilita um contato prático do profissional com uma modalidade praticamente nova no país.

Thiago Arias

sexta-feira, 14 de maio de 2010

slide


Você ja se imaginou jogando hoquey ou patinando fora do gelo?Pois é, existe um equipamento que vem ganhando um grande espaço em termos de novidade e eficiencia, chamado slide.

No exterior muitas equipes de hoquey no gelo, patinação artistica e ate mesmo patinação de velocidade no gelo utilizam esse equipamento para obter melhora de performance e correção de técnica.

Ele consiste em uma plataforma de mais ou menos 1,80cm com duas travas laterais, uma de cada lado.O individuo coloca por cima do tenis uma meia especial de lycra onde isso fará com que ele deslize muito facilmente pela superficie escorregadia.
Em termos de exercício cardiorrespiratório é excelente, pois com algumas repetições de deslizes ou agachamento ja cconseguimos sentir a frequencia cardiaca acima dos 70% e em termos de exercício muscular é ótimo tambem devido exigir muito dos membros inferiores, principalmente adutores, abdutores e glúteo.

É uma maneira inovadora de perder peso e ao mesmo tempo fortalecer os membros inferiores, mas tem algumas contra indicações.
Pelo fato de ser um equipamento onde ha um certo desiquilibrio motor, é necessario saber se seu cliente ou vc mesmo esta apto para usar, pois é muito facil de se desiquilibrar, outro fator importante, as pessoas que tem problemas de ligamentos cruzados no joelho tambem precisam tomar muito cuidado, pois o deslize muitas vezes é feito lateralmente e precisa ser bem feito para não lesionar essa região.

Se você gosta de novo desafios e exercicio intenso esse aparelho cumpre a proposta.

Thiago Arias

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A importancia de estabelecer metas


Muita pessoas se desmotivam por não conseguir levar adianta um programa de exercícios ou uma dieta, não porque lhe faltam motivação ou força de vontade, mas sim por não saber aonde querem chegar.
A curto prazo um programa de treinamentos ou uma dieta pode fazer bem a saúde e ao corpo, mas se não forem estabelecidas metas claras e realistas fica dificil alcançar bons resultados.
As vezes precisamos ser duros com nós mesmos, afinal nós dependemos de nossa saúde e só depende de nós para melhorá-la ou despreza-la.Precisamos refletir sobre as metas e objetivos que ja traçamos em nossas vidas e ver se realmente aquilo era algo que poderiamos realizar, ver se aquilo não foi algo que queriamos muito, mas ao mesmo tempo estava muito distante de acontecer.
Por isso estabeleça regras claras e que você saiba que poderá cumprir.
Como por exemplo: Um fumante que faz uso de 30 cigarros por dia, se um dia ele quiser parar de fumar e tentar largar o vicio de uma só vez ele tem grandes chances de fracassar.
Será necessario largar o vicio aos poucos fumando 25 cigarros em um dia, no outro 20 e assim por diante.
Na questão de atividade física e dieta é a mesma coisa, tente se perguntar porque o seu plano de manutenção de saúde deveria ser diferente, em termos de importancia, esforço ou comprometimento, de algo relacionado a sua vida profissional?
Toda manhã você acorda para trabalhar bem disposto e sem problemas, mas seguir um treinamento ou uma dieta parece um esforço impossivel de se alcançar, então pergunte-se se o seu trabalho é de fato mais importante que sua saúde.
Sabemos que para trabalhar com boa disposição ou mesmo realizar tarefas do dia a dia precisamos estar com a saude em dia e muitas pessoas acham dificil encaixar em seus horarios uma rotina de exercícios, mas precisamos achar um certo equilibrio nisso tudo, pois estar em boa forma trará benefícios para todos os aspectos de nossa vida, por isso devemos tratar o nosso compromisso com a saude e o bem estar como um projeto de trabalho.
Isso parece um pouco antiquado nos tempos de hoje, mas acho muito importante o uso de um diário ou agenda, pois nela você poderá escrever sua meta para o futuro e a data que pretende atingi-la.
Mas lembrem-se de não estabelecer datas muito longas, pois pessoas que estabelecem prazos muitos longos tendem a desistir antes do tempo.
Estabeleça metas viáveis a longo prazo, não adianta de nada definir como meta peder 10 kilos em
4 semanas, pois sabemos que perder 2,5 kilos por semana não é nem um pouco saudavel.
Além de escrever no diário suas metas de longo prazo, defina algumas metas de curto prazo, como por exemplo o que você fará naquela determinada semana.
Você pode programar os horários de treinos, refeições, progressão de cargas e assim por diante.
Todos nós sabemos que é muito dificil mudar um estilo de vida que ja duram anos, mas se não houver uma reeducação e alguns hábitos de vida saudaveis fica dificil atingir o sucesso.
Portanto, programe-se e anime-se!!!
Thiago Arias