sábado, 13 de fevereiro de 2010

Férias!

Olá a todos!!!

Estaremos de folga nesta semana do carnaval, afinal ninguem é de ferro!
Voltarei a postar e falar sobre atividade fisica e saude dia 22/02, portanto aproveitem pra descansar ou pra quem gosta de pular o carnaval será uma semana comprida!

Abraços e ate semana que vem!

Thiago Arias

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O culto ao corpo no carnaval


Este ano de 2010 fiquei surpreso inúmeras vezes ao ligar a televisão e me deparar com vinhetas de carnaval e programas relacionados.
O padrão de beleza feminino mudou muito de 10 anos pra cá.Hoje na televisão as mulheres estão cada vez mais "bombadas".
Na geração onde a salada de frutas esta na moda, toda mulher quer ser maça,melancia,melão e morango e para isso ficam horas na academia e em centros de estética em busca do corpo perfeito.
Muitas mulheres ganham dinheiro nessa época do ano desfilando em escolas de samba e tentando aparecer na televisão e para isso não medem esforços.
Pernas,abdomen e braços cada vez mais masculinizados e infelizmente perde aquela coisa sutil e sexy de ser feminina.
Muitas delas na tentativa de melhorar cada vez mais acabam fazendo o uso de esteróides que como todos ja sabem trazem inúmeros malefícios ao organismo.
Na mulher os efeitos são diferentes do que no homem.
Pode-se observar os seguintes efeitos colaterais:
  • Crescimento de pêlos faciais e no corpo
  • Redução do tamanho dos seios
  • A voz engrossa
  • O ciclo menstrual fica desregulado
  • O clítoris aumenta de tamanho
  • Acnes
  • Retenção de fluídos
  • Alterações de humor
  • Agressividade
  • Risco de cãncer
  • Elevação dos níveis de colesterol ruim e diminuição dos niveis de colesterol bom

Estes são apenas alguns exemplos do prejuízo que os esteróides causam no organismo tanto das mulheres como no do homem tambem.

Por isso, antes de pensar em usar algum tipo de esteróide pense bem e analise se essa é a melhor opção, as vezes nem sempre o caminho mais curto é o mais eficiente.

Thiago Arias.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Abdominais: Verdades e mentiras.


Sempre quando o assunto sãos exercícios abdominais surgem um monte de dúvidas em nossas cabeças e muitas opiniões geralmente polêmicas.

O mais importante nos exercícios abdominais sem dúvidas é concentrar o movimento no abdomen, fazendo dessa maneira você tira a tensão do pescoço e ombro e facilita o movimento.
Ouvimos muitas vezes que necessitamos fazer 500 ou 1.000 abdominais para obter algum resultado.
O músculo rectus abdominis é um musculo como outro qualquer, ou seja, é como o quadríceps, o bíceps ou o peitoral e necessita ser trabalhado com intensidade e carga para se obter uma evolução e como qualquer outra musculatura necessita de descanso.E quantas repetições fazer?Isso depende da intensidade e carga que você aplica.
Portanto, esta afirmação de que necessitamos fazer muitas abdominais para obter um abdomen de tanquinho esta ERRADO!

Sem dúvidas sabemos que os exercícios abdominais além de produzirem uma estética positiva tambem nos trazer muitos benefícios como: prevenção contra traumatismos, equilíbrio postural, grande melhora na respiração.
Observamos muitas pessoas em academias e centro de esportes fazendo milhões de tipos de abdominais.
Logicamente se fizéssemos o mesmo tipo de abdominais 3 vezes por semana seria muito chato, então é necessário haver uma variação para se tornar atrativo.

Os Abdominais eliminam a gordura?Negativo!
O que irá fazer com que haja eliminação de gordura são os exercícios aeróbios que fazem com que se eleve a frequencia cardíaca e assim tendo um numero maior de gasto energético.
Os exercícios abdominais apenas fortalecem a parede abdominal, claro que se houver uma perda de tecido adiposo (gordura), e estivermos com o abdomen fortalecido, haverá grande chance de ficar esteticamente bonito.

Enfim, para se obter um abdomen saúdavel e bacana não existem segredo, na verdade todos nós ja sabemos o que devemos fazer, mas por muitas vezes não fazemos por preguiça, desmotivação ou falta de tempo.
Alimentação------exercícios abdom.------exercícios aeróbio------determinação
Essas são as dicas pra quem quer obter um bom resultado.
É tudo uma questão de reeducação.

Thiago Arias

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Plataforma vibratória - O que é isso?



Bom, inicialmente é importante saber o que é e porque surgiu as plataformas vibratórias e porque estão fazendo tanto sucesso ultimamente.

As plataformas vibratórias surgiram na União Soviética especialmente elaboradas para os astronautas, onde tinha a intenção de evitar a degradação muscular e óssea, devido a gravidade 0 do espaço.
Claro que ele foi submetido a diversas adaptações para uso do público em geral,podendo ser usada por atletas,pessoas que estão começando a se exercitar, recuperações de lesões, idosos, obesos e desportistas esporádicos.
A plataforma promete muitas vantagens em relação a saúde e bem estar,dentre elas o fortalecimento muscular, prevenção a osteoporose,estimulação do sistema hormonal, maior fluxo sanguineo e tonus muscular.

A máquina emite estimulação mecânica que potencializa o exercício físico.

Mas fique atento para a contra indicação da plataforma:
  • pessoas com trombose aguda
  • hernia ou discopatia
  • enxaqueca grave
  • mulheres grávidas
  • doenças graves do foro-cardiovascular

Dependendo dos sintomas pode-se ate usar a plataforma vibratória, mas sempre consultando seu médico previamente.Ainda é um equipamento em estudo e toda hora aparecem pesquisas científicas e estudos que falem sobre os benefícios e contra indicações do produto.

O grande motivo de seu sucesso é por ser um aparelho prático e cômodo.As pessoas hoje em dia não tem muito tempo para frequentar academias de ginástica ou ate mesmo pro motivos de trabalho, mas se preocupam com a saúde e bem estar.

No mercado encontramos plataformas vibratórias de diversas marcas e valores podendo variar de R$ 2.000,00 a R$ 24.000,00

Thiago Arias

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Anos 80

Na minha opinião, as melhores musicas para treinar são dos anos 80.
Sem dúvidas, são empolgantes,com ritmos acelerados e letras motivantes.
Kim Carnes foi um dos grandes sucessos dessa época com a música "Bette Davis Eyes" e que até hoje escutamos nas rádios e mp3 dos fãs da época.

Atividade física no tratamento da depressão

Diversas pesquisas e estudos ao longo do tempo comprovam que o ritmo de vida da população devido ao trabalho e ao stress da vida moderna tem desencadeado diversas doenças dos "tempos modernos".

Stress,obesidade,hipertensão,diabetes,ansiedade,síndrome do pânico,bulimia,anorexia e depressão estão na lista das doenças mais comuns na população.

Em 1999, The archives of internal Medicine fizeram uma pesquisa com 156 pacientes idosos diagnosticados com desordem depressiva principal.
Eles foram desmembrados em 3 grupos: tiveram os que utilizaram exercícios, os que utilizaram somente medicamentos e o grupo que utilizou exercícios e medicamentos.
Após 16 semanas, todos os grupos apresentaram melhorias sifnificativas.Cerca de 33% não responderam positivamente a medicação e ainda por cima tiveram efeitos colaterais indesejaveis.

O simples fato de ingerir um comprimido faz com que o individuo se sinta refém de uma medicação, e isso não é legal, porque psicologicamente pode se tornar dependente da medicação,não que elas causam dependencia, mas o individuo se torna dependente dela psicologicamente.
Ja com o exercicio o individuo domina sua condição, ele consegue manter o controle de seu bem estar e se sente realizado, melhorando sua auto-estima e confiança,por poder fazer exercícios sozinhos.

Geralmente diagnosticar os sintomas de depressão não é dificil.
Desanimo, vontade de não fazer nada,angustia, não ter vontade de se divertir, enfim, estes são alguns dos sintomas e de que devemos ficar atentos.
Os exercícios em geral libera em nosso organismo a tão famosa endorfina que nos da a sensação de prazer e bem estar, ja os alongamentos e o relaxamento atuam na melhora da ansiedade.

Por isso, devemos manter um estilo de vida equilibrado.
Todos sabemos da importância de ganhar dinheiro e da pressão que sofremos no ambiente de trabalho e dificuldades do dia a dia, mas devemos ter a consciencia de que se não nos cuidarmos fisicamente e psicologicamente poderemos adquirir sério problemas de saúde.
Obter hábito de vida saudável é primordial como exercícios, boa alimentação, saber descansar e acima de tudo reservar um tempo durante o seu dia para pensar e refletir.

Thiago Arias

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Musculação para mulheres

A questão de anos atrás existia um mito sobre a musculação para as mulheres de que elas iriam ficar muito fortes, masculinizadas e que deveriam fazer outro tipo de atividade física.

Com o tempo esse mito foi sendo quebrado e hoje as mulheres invadem as salas de musculação do mundo todo, as vezes fazendo um número maior que os homens.Na verdade só fica forte e musculosa quem quer.
Existem diversos métodos de treinamento na musculação e não necessariamente todos te deixaram musculosos.

A diferença dos treinos dos homens para as mulheres são a intensidade e o volume de treinamento, claro que sempre respeitando a individualidade biológica de cada um.
Todos sabemos que o homem é mais forte do que a mulher, afinal ele possui maior quantidade de fibras musculares, fazendo com que aguente cargas mais elevadas e mais pesadas.

Para as mulheres as vantagens da musculação são as seguintes:

  • Manutenção da saude e melhor qualidade de vida
  • Manutenção e definição muscular
  • Redução da gordura corporal
  • Para mulheres acima dos 50, é uma otima atividade para prevenção de osteoporose, devido ao aumento da densidade óssea
  • Melhora o sono
  • Previne o surgimento de doenças como diabetes,hipertensão, osteoporose como acima citado e artrite

Mas lembre-se de sempre treinar o corpo todo por igual, vemos muito nas academias as preferencias de treinos das mulheres e do homens.Geralmente os homens sempre querem trabalhar membros superiores como peitoral, costas e braços e muitas vezes acabam deixando o treino de membros inferiores dentro da gaveta e isso não é bom porque causa um desequilibrio muscular e pode ser prejudicial.

As mulheres da mesma maneira, geralmente quando resolvem ir a academia querem trabalhar, pernas,glúteo (principalmente) e abdomen.Porquê?

Todos sabemos que no homem a maior concentração de gordura se localiza na região da cintura e abdomen, por isso vemos homens com braços e pernas finas e maior acumulo de gordura na região da cintura, mas fiquem atentos porque um grande volume de gordura na região do abdomen pode representar complicações de saúde, por isso é sempre importante fazer avaliações físicas e consultar sempre um cardiologista.

Ja nas mulheres a maior concentração de gordura fica na região de pernas e glúteos, por isso tambem vemos mulheres as vezes com a cintura fina, mas com acumulo de gordura na região de glúteo e culotes.

A prática da musculação nas mulheres grávidas é outro ponto importante a ser comentado.Mulheres grávidas só podem iniciar ou continuar um programa de treinamento a partir do momento em que o seu médico liberar e mesmo assim seguindo um programa específico de treino.

Bom mulherada, agora que ja sabem os benefícios que a musculação faz a nossa saude e corpo acho que não existe mais motivo pra ficar parada certo?

Thiago Arias

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Treinamento funcional - Essa moda pegou




















Mas afinal o que é e para que serve o treinamento funcional?

Bom, em primeiro lugar a finalidade do treinamento funcional é de que ocorra uma melhora na aptidão física relacionada a saúde ou então é uma melhoria da aptidão física relacionada a performance ou prevençaõ de lesões.

O objetivo desse treinamento é obter movimentos mais eficientes e precisos.


Neste tipo de treinamento tanto o indivíduo treinado quanto o que esta começando a se exercitar conseguem obter vantagem, tornando assim as sessões mais dinamicas.


Essas são algumas valencias fisicas trabalhadas no treinamento funcional:

  • Força

  • Flexibilidade
  • Resistencia
  • Equilibrio

  • Velocidade

  • Coordenação

    No treinamento funcional o nosso centro de gravidade é sempre desafiado com exercícios de equilibrio e flexibilidade, isso é ótimo para praticantes de modalidades esportivas como surf, tenis, canoagem e outros esportes que necessitam de equilibrio e precisão.


    No mercado há muitos materiais para se trabalhar exercícios funcionais, fit ball, extensores, bandas elásticas, disco de equilibrio, medicine ball, etc..

Boa tarde!!

Thiago Arias